História do Cadillac





Cadillac Motor Car
Cadillac Logo.
SloganLife. Liberty. And The Pursuit.
TipoDivisão de Luxo da GM
Fundação22 de agosto de 1902
SedeDetroitMichigan Estados Unidos
Pessoa(s) chaveHenry M. Leland
IndústriaAutomobilística
ProdutosCarros de Luxo
Websitecadillac.com
Cadillac é uma luxuosa marca automotiva pertencente à General Motors. Sua atuação abrange mais de 50 países e territórios, sendo seu principal mercado o norte-americano.

Índice

  [esconder

[editar]História

[editar]Fundação

Fundada em 1902 como Cadillac Automobile Company, foi comprada pela General Motors e trinta anos depois já havia se tornado símbolo do alto padrão de luxo.
Cadillac tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas. Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva.
No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927. No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante. A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

Cadillac sixteen.

[editar]Linha do Tempo

1949
  • Lançamento do CADILLAC DE VILLE, um sedan de porte grande típico americano com dimensões superiores a cinco metros de comprimento, quase dois metros de largura e com peso médio de quase duas toneladas. O nome DeVille foi usado em vários modelos de luxo da CADILLAC. Em 1996 a montadora parou de produzir o modelo semelhante ao DeVille, o Fleetwood transformando-o assim no principal modelo da linhagem. O nome DeVille foi substituído por DTS (DeVille Touring Sedan) para o novo modelo do ano 2006.
1953

Cadillac Eldorado 1957.
  • Lançamento do CADILLAC ELDORADO, vendido por US$ 7.750 (em valores atualizados equivaleria a US$ 55.000), sendo o carro mais caro a venda nos Estados Unidos na época. Com sua produção restrita, e seu preço, teve apenas 532 unidades fabricadas, uma das quais usada pelo presidente Dwight Eisenhower no dia de sua posse. Nas décadas seguintes modelos adotaram o nome ELDORADO e passaram a ser produzidos regularmente.
1976
  • Lançamento do CADILLAC SEVILLE, um sedan luxuoso que se tornou um verdadeiro sucesso. O modelo foi re-introduzido em 1975 e fabricado até 2004. Era o menor automóvel produzido pela montadora.
1999

Cadillac Escalade 2007.
  • Lançamento do CADILLAC ESCALADE, um utilitário esportivo de porte grande, estando disponíveis em dois modelos, o XLR e o SRX. É um dos modelos de maior sucesso da marca nos Estados Unidos. A linha conta ainda com o modelo ESV (maior e mais luxuoso) e a EXT (versão cabine dupla).
  • Uma limusine do modelo DE VILLE com alta tecnologia é introduzida e estreada pelo presidente norte-americano George Bush.
2004

Conceito do Cadillac CTS coupe.
  • Lançamento CADILLAC CTS, um sedan de luxo de médio-grande porte esportivo. O novo modelo vinha equipado com motor V6 3.2 de 220 cavalos.
  • Lançamento CADILLAC SRX, um utilitário esportivo de porte médio-grande disponível em duas versões: motor 3.6-V6 (260 cv) e motor 4.6-V8 (315 cv).
  • Lançamento CADILLAC XLR, um roadster conversível de dois lugares com linhas modernas e agressivas, equipado com motor V8 de 4,6 litros e 315 cv. O requinte e o luxo continuam sendo marcas registradas da CADILLAC com o uso de madeira nobre e detalhes cromados no interior do conversível.

    Cadillac xlr 2006.

[editar]Modelos atuais


O CTS se tornou um dos grande sucessos da Cadillac. [carece de fontes]

[editar]Cadillac no Brasil

Depois de anos de estudo e cautela, a General Motors decidiu introduzir a marca Cadillac no Brasil. Jaime Ardila, Presidente da montadora no Brasil não disse quais modelos e nem quando chegarão os primeiros modelos.

Origem: Wikipédia a enciclopédia livre
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt