História do Ônibus

História

Ônibus de 1896.

Ônibus de 1936.

Cena do cotidiano, em que é visto um ônibus urbano em circulação na cidade de São Paulo.
O conceito de ônibus como modalidade de transporte público tem sua origem na cidade deNantesFrança onde, em 1826, Stanislav Baudry decidiu estabelecer um transporte entre o centro da cidade e as instalações de banhos públicos de sua propriedade em Richebourg, nos arredores da cidade. O serviço combinava as funções das carroças hackney com as das diligências que percorriam uma rota pré-determinada, transportando passageiros e correio. O veículo era dotado de bancos de madeira ao longo do mesmo e a entrada era efetuada por trás.
O termo ônibus parece vir do local onde os carros faziam o ponto final, diante de uma chapelaria, cujo dono, Omnes, em um jogo de palavras com seu próprio nome, denominou Omnes Omnibus, "tudo para todos". O nome pareceu bastante apropriado para o novo transporte coletivo e por associação foi adotado por este Em outras versões da história, porém, ônibus simplesmente decorre de voiture omnibus ("carro para todos").
O aparecimento do ônibus foi fator fundamental para o surgimento dos serviços de transporte público. Transportar passageiros demonstrou ser tão economicamente interessante que Baudry abandonou o negócio dos banhos e passou a dedicar-se exclusivamente a isso. Foi em Paris, no entanto, que ele resolveu em 1828 fundar, com outros sócios, a Entreprise Générale des Omnibus.
Seja por emulação direta ou porque a ideia já pairava no ar, em 1832 já teriam sido implementados serviços semelhantes em Bordéus e Lyon. Um jornal de Londres registrou, no dia 4 de Julho de 1829, que "o novo veículo, chamado de omnibus, começou a fazer a ligação dePaddington à cidade". Esse serviço era operado por George Shilibeer.
Em Nova Iorque, foram lançados serviços de omnibus no mesmo ano, quando Abraham Brower, um empreendedor que organizou companhias voluntárias de bombeiros, estabeleceu a ligação ao longo da Broadway começando em Bowling Green; outras cidades americanas seguiram-se:Filadélfia em 1831, Boston em 1835 e Baltimore em 1844.
Em 1830, o britânico Sir Goldworthy Gurney desenvolveu uma longa carruagem movida a vapor, provavelmente o primeiro ônibus motorizado. Mas, nas grandes cidades onde o transporte coletivo se desenvolvia, a tração animal evoluía para o transporte sobre trilhos.
Em 1895Karl Benz criou o primeiro ônibus movido por um motor a explosão. Dotado de um motor a gasolina de 5cv, o ônibus de Benz alcançava 15Km/h e transportava até oito passageiros entre as localidades de Netphen e Deutz.
O serviço de ônibus produziu repercussões na sociedade e na urbanização. Socialmente, o serviço colocava pessoas, em intimidade física sem antecedentes, espremidos uns contra os outros numa pressão democrática que mesmo a pessoa de classe média com a mentalidade mais liberal tinha experimentado antes. Só os mais pobres permaneciam excluídos. Assim surgiu uma nova divisão na sociedade urbana, dividindo aqueles que possuíam carruagens e os que não possuíam.
O serviço de ônibus estendeu o alcance da cidade norte-atlântica, pós-georgiana e pós-federal. A caminhada da antiga vila de Paddington à baixa de Londres era dura até para um jovem em boa condição física. O serviço de ônibus ofereceu uma nova disponibilidade ao interior da cidade dos seus subúrbios mais próximos.
Uma urbanização mais intensa seguiu-se. Dentro de poucos anos, o serviço de ônibus de Nova Iorque tinha como rival o eléctrico (bonde): o seu primeiro serviço percorria a rua Bowery, que oferecia uma grande melhoria nas condições por percorrer sobre carris de ferro em vez de andar sobre estradas de blocos de granito, o que traduzia-se numa viagem mais suave. Os novos eléctricos foram financiados por John Mason, um banqueiro rico, e construídos por John Stephenson, um empreiteiro Irlandês.
Quando os transportes motorizados comprovaram o seu valor após 1905, um omnibus motorizado era, por vezes, intitulado autobus.


Chassis

Veja também:


Fonte: Wikipédia a enciclopédia Livre.



Ônibus.
Com a evolução e tecnologia avançada, tem se visto uma grande variação na elaboração e fabricação dos ônibus.
Os ônibus veem surgido em variados modelos, estilos, tamanhos e potências.
Com a modernidade, a muito já se vê nas grandes cidades em em rodovias, ônibus com dois eixos na dianteira, de dois andares, articulados "sanfonados" , dentre outros mais.
As fábricas disputam por posições mais elevadas no mercado desse seguimento; lançam cada vez mais, modelos extremamente revolucionários que chegam a parecer "Limosines gigantes".

No Brasil são denominados "ônibus".
Em latim, omnibus.
Até a década de 40 em Portugal disignado de "Auto-Ónibus".
Em angola e Moçanbique usa o termo "Machimbombo".
Em Guiné Bissau, chamam-no de "tocatoca, otocarro" 1 Designações e etimologia
Um ônibus (português brasileiro) ou autocarro (português europeu)machimbombo (português angolanomoçambicano)toca-toca e otocarro (português da Guiné-Bissau) é um veículo de grandes dimensões que tem como principal função o transporte de passageiros.
A designação dos veículos automóveis de transporte de passageiros varia de país para país e mesmo de região para região. Várias das designações têm origem em omnibus (significando "para todos" em latim). Este termo foi usado, desde o século XIX, para designar um tipo de transporte coletivo de passageiros puxado a cavalo, usado nas grandes cidades do mundo, com caraterísticas e funções muito semelhantes aos transportes coletivos atuais.

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No Brasil, os transportes coletivos de passageiros são designados "ônibus", termo originado diretamente em "omnibus".
Em Portugal, até à década de 1940, foi usado o termo "auto-ónibus" (auto-omnibus segundo a grafia da época), referindo-se a um omnibus automóvel. A partir de então, foi introduzido o termo "autocarro", também se utilizando popularmente o termo "camioneta" para designar os autocarros interurbanos.
Em Angola e Moçambique, usa-se o termo "machimbombo", com origem no nome popular que se dava aos ascensores mecânicos de Lisboa e que se se supôe ser uma adaptação do inglês"machine pump".
Na Guiné-Bissau usam-se os termos "toca-toca" e "otocarro", derivados de "autocarro".
Internacionalmente, também é utilizado o termo "bus" (redução de "omnibus") ou o termo "autobus". 




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