História completa da marca Ferrari


















Ferrari SpA é um italiano de automóveis desportivos fabricante sediada em Maranello , Itália .Fundada por Enzo Ferrari em 1929, com a Scuderia Ferrari , a empresa patrocinou pilotos e carros de corrida fabricados antes de passar para a produção de veículos de rua-legal como a Ferrari SpA em 1947. Ao longo de sua história, a empresa tem se destacado por sua participação nas corridas , especialmente na Fórmula Um , onde teve grande sucesso.
História
Enzo Ferrari nunca teve a intenção de produzir carros de rua quando ele formou Scuderia Ferrari (literalmente "Ferrari Estável", e geralmente usada para significar "Equipe Ferrari", é corretamente pronunciado [skuderi ) em 1928 como um patrocinador para pilotos amadores com sede em Modena . Ferrari preparado, e correu com sucesso, vários controladores de Alfa Romeo carros até 1938, quando foi contratado pela Alfa Romeo para a cabeça do automobilismo departamento.
Em 1941, a Alfa Romeo foi confiscada pelos fascistas do governo de Benito Mussolini , como parte do Eixo esforço de guerra ". divisão de Enzo Ferrari era pequeno o suficiente para ser afetado por isso. Porque ele foi proibido por contrato de competir por quatro anos, o Scuderiatornou-se brevemente Auto Avio Costruzioni Ferrari , que aparentemente produziu máquinas-ferramenta e acessórios de aeronaves. Também conhecido como SEFAC (Scuderia Ferrari Enzo Auto Corse), a Ferrari de fato produzir um carro de corrida, o Tipo 815 , no período de não concorrência. Foi o primeiro carro da Ferrari real (que estreou em 1940 Mille Miglia ), mas devido à Segunda Guerra Mundial viu pouca concorrência. Em 1943 a fábrica mudou-se para a Ferrari em Maranello, onde tem permanecido desde então. A fábrica foi bombardeada pelos Aliados em 1944 e reconstruída em 1946, após o fim da guerra, e incluía uma fábrica para a produção de carros de rua. Até Il Commendatore s morte ", ele ficaria pouco mais de uma fonte de financiamento para suas operações de corrida.
A estrada carro da Ferrari foi o primeiro 1,947 mil 125 S , movido por um 1,5 L de motor V12 , Enzo Ferrari relutantemente construiu e vendeu seus automóveis para financiar a Scuderia Ferrari
Em 1988, Enzo Ferrari supervisionou o lançamento do Ferrari F40 , o novo Ferrari último a ser lançado antes de sua morte no final daquele ano, e sem dúvida um dos mais famosos super carros alguma vez feito. De 2002 a 2004, a Ferrari introduziu o Enzo, seu modelo mais rápido da época, em homenagem ao fundador da empresa: Enzo Ferrari. Ele se restringiu a apenas os entusiastas de automóveis mais ricos, no entanto, como o custo de cada um 1,8 milhão dólares cada.
Em 17 de maio de 2009, em Maranello , Itália , um 1957 250 Testa Rossa (TR) foi leiloada, pela RM Auctions e Sotheby's , por 12,1 milhões dólares - um recorde mundial na época para o carro mais caro já vendido em um leilão. Esse registro é agora realizada por um Bugatti Atlantic, que vendeu mais de US $ 28 milhões. 

Motorsport

Para uma lista completa de carros de corrida da Ferrari, consulte Lista de carros de competição da Ferrari .
Desde os primórdios da empresa, a Ferrari esteve envolvida nos desportos motorizados, competindo em uma série de categorias, incluindo a Fórmula Um e carros de corrida através de sua Scuderia Ferrari divisão desportiva, bem como o fornecimento de carros e motores para outras equipes e fazer uma série.

O 1940 AAC 815 foi o primeiro carro de corrida a ser desenhado por Enzo Ferrari, embora não tenha sido badged como um modelo da Ferrari.

Scuderia Ferrari

Scuderia Ferrari participou de uma série de categorias de automobilismo, embora atualmente só é envolvida na Fórmula Um. É o único time que competiu na Fórmula Mundial continuamente desde a sua criação em 1950. José Froilán González deu à equipe sua primeira vitória na F1 no Grande Prêmio da Inglaterra 1951 .
Alberto Ascari deu à Ferrari seu primeiro Campeonato de Pilotos , um ano depois. Ferrari é o mais antigo da equipe no campeonato e, o mais bem sucedido: a equipe tem quase todos os Fórmula Um recorde. A partir de 2008 , equipe registra a incluir 15 Campeonato Mundial de títulos Drivers ( 1952 , 1953 , 1956 , 1958 , 1961 , 1964 , 1975 , 1977 , 1979 , 2000 , 2001 , 2002 ,2003 , 2004 e 2007 ) 16 Mundial de Construtores Títulos do Campeonato ( 1961 , 1964 , 1975 ,1976 , 1977 , 1979 , 1982 , 1983 , 1999 , 2000 , 2001 , 2002 , 2003 , 2004 , 2007 e 2008 ), 209 vitórias em Grandes Prémios, 4.925,27 pontos, 622 pódios, 203 pole posições , e 218 voltas mais rápidas em 776 grandes prêmios disputados.
No final da temporada de 2006, a equipe polêmica ao continuar a permitir Marlboro para patrociná-los depois que eles, juntamente com as outras equipes de F1, fez uma promessa para acabar com patrocínio lida com os fabricantes de tabaco . Um acordo de cinco anos foi acordado e, embora isso não se deve acabar até 2011, em abril de 2008 Marlboro baixou sua marca nos carros de Ferrari.
Os pilotos concorrentes para 2009 foram Felipe Massa eo atual campeão Kimi Räikkönen. A partir de 2010, Fernando Alonso começou a corrida para a Ferrari após a corrida para a Renault, Minardi e McLaren, enchendo antiga sede de Kimi Raikkonen.
Além de Fórmula Um, a Ferrari também entrou em carros esportivos de corrida de carro, os dois programas existentes em paralelo por muitos anos.
Em 1949, Luigi Chinetti dirigia um M 166 para a primeira vitória da Ferrari no automobilismo , o 24 Horas de Le Mans . A Ferrari dominou os primeiros anos do Campeonato Mundial de Esportes carro que foi criado em 1953 , ganhando o título sete de seus primeiros nove anos.
Quando o formato do campeonato mudou em 1962 , a Ferrari ganhou títulos em pelo menos uma classe a cada ano até 1965 e novamente em 1967 . Ferrari iria ganhar um título definitivo, oCampeonato Mundial de 1972 de marcas antes de Enzo decidiu deixar corridas de carros depois de 1973 e permitir que a Scuderia Ferrari para se concentrar exclusivamente na Formula One .
Durante a estação das Sportscars Ferrari World Championship, que também ganhou mais vitórias na 24 Horas de Le Mans , com a equipe de fábrica e ganha seu primeiro em 1954 . Outra vitória viria em 1958 , seguido de cinco vitórias consecutivas de 1960 a 1964 . Luigi Chinetti's North American Racing Team (NART) levaria final vitória da Ferrari em Le Mans em 1965 .
Embora a Scuderia Ferrari já não participou em carros esportivos, após 1973, têm ocasionalmente construiu vários carros esportivos de sucesso para os corsários . Estes incluem o BB LM 512 na década de 1970, a SP 333 que ganhou o Campeonato IMSA GT em 1990 e, atualmente, a F430 GT2 e GT3 que são actualmente ganhando campeonatos em suas respectivas classes.

Corrida de carros de outras equipes

Ao longo de sua história, a Ferrari forneceu carros de corrida com outros candidatos, além de suas próprias obras Scuderia Ferrari da equipe.
Na década de 1950 e 60, a Ferrari forneceu carros de Fórmula Um a um número de operadores privados e outras equipes. Um exemplo famoso foi Tony Vandervell a equipe, que correu o Thinwall Especial Ferraris modificado antes de construir seus próprios Vanwall carros. Onorte-americano Racing Team s entradas "nas últimas três rodadas da temporada de 1969 foram as últimas vezes em que uma equipa que não Scuderia Ferrari entrou em um Campeonato Mundial de Grand Prix com um carro da Ferrari. 
Ferrari forneceu carros completos com motores V8 para o A1 Grand Prix série, a partir da temporada 2008-09.  O carro foi desenhado por Rory Byrne e foi desenhada para se parecer com o Ferrari 2004 da Fórmula um carro.
599 GTB Fiorano e F430 GT GT são utilizados em séries de corrida. O Ferrari Challenge é um fazer corridas de série para a Ferrari F430 .mais recente supercarro da Ferrari, de 2006 FXX não é estrada legal, e por isso é usado apenas para provas de pista.

carros de rua

Para uma lista completa, incluindo o carro-conceito e modelos de futuro, ver Lista dos carros de passeio da Ferrari . Os modelos atuais
Califórnia458 Italia599 GTB FioranoFF
  • Grand tourer
  • Motor V8
  • Carro esporte
  • Mid motor V8
  • Grand tourer
  • motor V12
  • Grand tourer
  • 4WD V12 shooting brake
Ferrari California1.jpg458 Italia em London.jpgFerrari599 A6 1.JPG2011/03/04 Genf 1369.JPG AUTOSALON
primeiro veículo foi a Ferrari 125 S esportes / modelo de corrida. Em 1949, o Ferrari 166 Inter , o primeiro movimento da empresa no mercado de grã-turismo, que continua a constituir o grosso das vendas da Ferrari até os dias atuais.
Vários carros cedo caracterizado carroçaria personalizada por uma série de fabricantes de carrocerias , como Pininfarina , Zagato e Bertone.
O Dino foi o primeiro Ferrari de motor central. Este esquema viria a ser usado na maioria das Ferraris dos anos 1980 e 1990. V8 Ferrari compõem mais da metade da produção total da marca.
Por um tempo, a Ferrari construiu duas versões de seus dois carros V8 de motor central. Embora bem diferente das suas congéneres de 2 lugares, tanto o GT4 e Mondial estavam estreitamente relacionados com a GTB 308.
A empresa tem também produzido com motor dianteiro 2 +2 carros, culminando com a atual 612 Scaglietti e Califórnia.
Ferrari entrou na briga meados de motores de 12 cilindros com o Berlinetta Boxer, em 1973. A Testarossa depois continua sendo uma das Ferraris mais famosos.
Supercars

É mais elevada os esforços da empresa tem sido no supercarro mercado. O 1962 250 GTO pode ser considerado o primeiro na linha de carros superesportivos da Ferrari, que se estende até a recente Enzo Ferrari e FXX modelos.

Conceito carros e promoções


Ferrari tem produzido uma série de carros-conceito , como a Ferrari Mythos . Embora alguns destes foram bastante radicais (como o Modulo Ferrari ) e nunca teve a intenção de produção, outros, como o Ferrari Mythos têm mostrado estilo elementos que mais tarde foram incorporados aos modelos de produção.
O conceito de carro mais recente a ser produzido pela Ferrari se foi o 2010 Ferrari Millechili .
Uma série de one-off versões especiais dos carros de passeio da Ferrari também foram produzidos, alguns dos quais foram solicitados pelos proprietários ricos. Um dos exemplos é a Ferrari P4 / 5 .
O programa de Projetos Especiais é uma colaboração com a Ferrari por automóveis italiano coachbuilders como Fioravanti , Pininfarina eZagato para construir carros personalizados usando modelos Ferrari selecionado como uma base estrutural. O primeiro carro com este programa é o SP1 , encomendado por um empresário japonês. O segundo é o P540 Superfast Aperta , encomendado por um entusiasta americano.
Bio-combustível e carros híbridos
Ferrari considerou tornando os híbridos. A F430 Spider que funciona com etanol foi exibido no 2008 Detroit Auto Show . A Ferrari anunciou que será um híbrido de produção até 2015. Em 2010 no Geneva Motor Show, a Ferrari revelou uma versão híbrida do seu carro-chefe 599 .Chamado de "HY-Conceito KERS", sistema híbrido da Ferrari soma mais de 100 cavalos-força em cima de 599 a 612 Fiorano da HP. 

Convenções de nomenclatura

Até o início de 1980, a Ferrari seguiu uma série esquema de nomenclatura e três com base na cilindrada do motor :
  • V6 e V8 modelos utilizados no deslocamento total (em decilitros) para os dois primeiros dígitos eo número de cilindros, como o terceiro.Assim, o 206 era um 2.0 L V6 powered veículo, enquanto que o 348 usado um 3,4 L V8, embora, para o F355 , o último dígito refere-se a 5 válvulas por cilindro. Após a introdução da 360 Modena, os dígitos para os modelos V8 (que agora carregava um nome, bem como um número) se referem apenas a cilindrada total. O aspecto indicação numérica do nome foi feita para o modelo V8 atual, o F430 . F430 A substituição, entretanto, é a Italia 458 , que utiliza a mesma nomenclatura como a 206 e 348.
  • V12 modelos utilizados no deslocamento (em centímetros cúbicos) de um cilindro. Portanto, a famosa Daytona 365 teve um V12 4390 cc. No entanto, alguns V12 com motor Ferrari mais recentes, como o 599 , tem-número três denominações que se referem apenas ao total de deslocamento do motor.
  • Apartamento 12 (boxer) modelos utilizados no deslocamento em litros. Portanto, o BB 512 foi cinco litros apartamento 12 (uma Berlinetta Boxer, neste caso). No entanto, o original Berlinetta Boxer foi o 365 GT4 BB , que foi nomeado de forma similar aos modelos V12.
  • Halo Car F seguido do aniversário de anos, como a F40 e F50 . O Enzo ignorado esta regra, mas ele irá retornar nos próximos F70 .
  • Alguns modelos, como o 1980 Mondial e de 1984 Testarossa não seguem um esquema de nomeação número três.

A maioria das Ferraris também receberam denominações referentes ao seu estilo de corpo. Em geral, as convenções foram utilizados os seguintes:
  • M ("modificata"), colocado no final do modelo é o número um, indica uma versão modificada de seu antecessor e não uma evolução completa (ver M F512 e 575 M Maranello ).
  • GTB (Gran Turismo Berlinetta "), os modelos são fechadas Berlinettas ou cupês .
  • GTS ("Gran Turismo Aranha"), em modelos mais antigos, são Spyders aberto (escrito "y"), ouconvertíveis (ver GTS 365 / 4 ), porém, nos modelos mais recentes, este sufixo é usado paratarga modelos (ver Dino GTS 246 e F355 GTS , à excepção dos 348 TS , que é o targa apenas um nome diferente). Os modelos conversíveis agora usam o sufixo "Spider" (escrito "i") (veja aF355 Spider , e 360 Spider ).
  • GTO ("Gran Turismo Omologata"), colocado no final do modelo é o número um, indica uma versão modificada de seu antecessor. Na verdade, essas três letras designar um modelo que foi concebido e aperfeiçoado para uso pista, enquanto continuam sendo um modelo street-legal. Apenas três modelos possuem aquelas três letras, o 250 GTO de 1962, o 288 GTO de 1984, eo 599 GTO de 2010.
Este sistema de nomeação pode ser confuso, como alguns veículos completamente diferentes usaram o mesmo tipo de motor e estilo de corpo. Ferraris Muitos também teve outros nomes aposta (como Daytona) para identificá-los ainda mais. Muitos nomes, tais nomes não são realmente oficial de fábrica. O nome de Daytona comemora triplo sucesso da Ferrari em 1967 fevereiro 24 Horas de Daytona com o 330 P4 . Somente em 1973 Daytona 24 horas, um GTB 365 quartos modelo dirigido por NART (que correu da Ferrari nos Estados Unidos) correu em segundo lugar, atrás de um Porsche 911 . 
As várias Dino modelos foram nomeados para o filho Enzo, Dino Ferrari, e foram comercializados como Dinos pela Ferrari e vendido nas concessionárias da Ferrari para todos os efeitos são Ferraris.
Em meados da década de 1990, a Ferrari acrescentou a letra "F" para o início de todos os modelos (uma prática abandonada depois do M F512 e F355 , mas aprovou novamente com o F430 ).
O famoso símbolo da equipe Ferrari é o Cavallino Rampante ("cavalo rampante"), preto empinadocavalo em um escudo amarelo, sempre com o SF letras (para a Scuderia Ferrari), com três listras em verde, branco e vermelho (o cidadão italiano cores) no topo. Os carros de rua têm um crachá retangular na capa (veja foto acima) e, opcionalmente, o logotipo da corrida em forma de escudo nas laterais de ambos os guarda-lamas dianteiros, perto da porta.
Em 17 de junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida na Savio pista em Ravenna onde conheceu a Condessa Paolina, mãe do Conde Francesco Baracca , um ás da força aérea italianae herói nacional da I Guerra Mundial , que usou para pintar uma cavalo na lateral de seus aviões.A Condessa pediu Enzo usar este cavalo em seus carros, sugerindo que ela lhe traria sorte. O "original empinado" cavalo de Baracca avião foi pintado de vermelho em uma nuvem como forma branca, mas a Ferrari optou por ter o cavalo em preto (como tinha sido pintado como um sinal de pesar sobre o esquadrão de aviões de Baracca depois que o piloto foi morto em ação) e acrescentou um canário amarelo como fundo essa é a cor da cidade de Modena, sua cidade natal. O cavalo da Ferrari foi, desde o início, marcadamente diferentes do cavalo Baracca, na maioria dos detalhes, o mais notável sendo a cauda do que na versão original é de Baracca apontando para baixo.
Ferrari tem utilizado o Cavallino Rampante em papel timbrado oficial da empresa desde 1929. Desde o 24 Horas de Spa de 09 de julho de 1932, o Cavallino Rampante tem sido usado em Alfa Romeos correu pela Scuderia Ferrari.
O motivo de um cavalo empinado é velho, ele pode ser encontrado em moedas antigas. Um cavalo preto similar em um escudo amarelo é oBrasão de Armas do alemão da cidade de Stuttgart em casa, da Mercedes-Benz e do gabinete de design da Porsche , sendo ambos os principais concorrentes da Alfa e Ferrari em 1930. cidade O nome deriva de Stutengarten, uma forma antiga da palavra alemã Gestüt, que se traduz em Inglês como haras e em italiano como Scuderia. Porsche também inclui o sinal de Stuttgart no seu logotipo corporativo, centrado no emblema do estado de Württemberg . Estugarda Rössle tem as duas pernas traseiras firmemente plantados no solo, como a do cavalo de Baracca, mas ao contrário do cavallino Ferrari.
Fabio Taglioni usou o Cavallino Rampante no seu Ducati motos, como Taglioni nasceu em Lugo di Romagna como Baracca, e seu pai também era um piloto militar durante a Primeira Guerra Mundial (embora não seja parte do esquadrão de Baracca, como é às vezes erroneamente relatado). Como a fama da Ferrari cresceu, Ducati abandonou o cavalo, talvez o resultado de um acordo privado entre as duas empresas.
Cavallino Rampante é o símbolo visual da Ferrari. Revista Cavallino usa o nome, mas não o logotipo. No entanto, outras empresas utilizam logotipos semelhantes: Avanti , uma empresa austríaca de funcionamento mais de 100 estações de serviço, usa um logo do cavalo empinado, que é quase idêntico ao da Ferrari, assim como o Iron Horse Bicicletas .

Cor

Desde 1920, carros de corrida italiana Alfa Romeo , Maserati e Ferrari e depois Abarth eram (e muitas vezes ainda são), pintado em vermelho "raça" (Rosso Corsa). Esta foi a habitual cor corridas nacionais da Itália, como recomendado entre as duas guerras mundiais pelas organizações que mais tarde se tornaria a FIA . Refere-se a nacionalidade da equipa concorrente, não a do fabricante de carros ou motorista. Nesse regime, francês entrou carros como Bugatti eram azuis, como o alemão Benz e da Mercedes branca (desde 1934 nu folha de metal prata ), e British verde como a meados de 1960, Lotus e BRM , por exemplo.
Curiosamente, a Ferrari venceu o campeonato Mundial de 1964 com John Surtees , competindo nas duas últimas corridas na América do Norte com carros pintados com as cores americanas corrida dos EUA branco e azul, uma vez que não foram inscritas pela fábrica italiana em si, mas pela norte- base norte-americana Racing Team NART) equipe (. Isto foi feito como forma de protesto relativos argumentos entre a Ferrari e as autoridades italianas Racing sobre a homologação de um carro de corrida meados de motores Ferrari nova.

Assuntos Corporativos

Em 1963, Enzo Ferrari estava interessada em vender para a Ford Motor Company. Ford gastou milhões de dólares para auditar os ativos da Ferrari e negociações legais só para ter Ferrari unilateralmente cortado fala numa fase tardia. Se o negócio passou a Ferrari não seria permitido a corrida na 500 Milhas de Indianápolis. Henry Ford II , furioso, dirigiu a sua divisão de corridas a negociar com a Lotus , Lola , eCooper para construir um carro capaz de bater a Ferrari no circuito de endurance do mundo. Como resultado, a produção do Ford GT40começou em 1964 eo carro conseguiu bater a Ferrari durante 4 anos consecutivos na 24 Horas de Le Mans , de 1966 a 1969.
Em 1969, a FIAT adquiriu participações de controlo na Ferrari e Lancia e também fez um resgate de 29% na Ferrari por US $ 800 milhões em 2006.
Ferrari também tem uma linha de merchandising gerenciado internamente que os certificados de muitos produtos com a marca Ferrari, incluindo óculos, canetas, lápis, produtos eletrônicos, perfumes, colónia, roupas, bicicletas high-tech, relógios, telefones celulares e computadores portáteis.
Ferrari também funciona um museu, a Galleria Ferrari , em Maranello , que exibe estrada e corrida de carros e outros itens da empresa, a história.

parcerias técnicas

Ferrari teve uma longa relação com a Shell Oil . É uma parceria técnica com a Ferrari e Ducati para testar, bem como fornecimento de combustível e óleos para a Fórmula Um, e as equipas de MotoGP Mundial de Superbike de corrida. Por exemplo, a Shell V-Power gasolina premium foi desenvolvida com os muitos anos de experiência técnica entre a Shell ea Ferrari. 
Ferrari tiveram acordos para o fornecimento motores de Fórmula Um a um número de outras equipes ao longo dos anos e, atualmente, fonte de Scuderia Toro Rosso e Sauber .


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