História completa da Marca Hiunday


HIUNDAY
Hyundai Motor Company - do coreano Hyeondae (ou 현대) que significa "hoje" - é uma marca sul-coreana de automóveis, fundada em 1946. Somente dois anos depois, em 1948, começou a construir viaturas – na época tinha um acordo com a empresa norte-americanaFord para produzir carros desta marca apenas para o mercado interno.

Índice

]História

Só em 1974 foi construído o primeiro carro da marca Hyundai, desenhado e concebido em exclusivo pela marca, o pequeno modelo Pony, que foi apresentado nesse ano no Salão Automóvel de Turim, na Itália. Contudo, o Pony utilizava tecnologia dos japoneses da Mitsubishi, como o motor, a transmissão e a suspensão. O modelo foi desenhado pelos estúdios de design italianos da Giugiaro. Em 1976 a Hyundai exportou o seu primeiro carro, precisamente um Pony. Seis anos depois, o Pony II foi apresentado, já com uma linha mais moderna, e em 1984 atingiu um total de 500 mil viaturas produzidas. Nesse mesmo ano foi apresentado o modelo Stella.
No ano seguinte a Hyundai estabeleceu-se também nos EUA, na mesma altura em que foi lançado o Excel e em que foi inaugurada uma nova fábrica na Coreia do Sul, capaz de produzir 300 mil viaturas por ano. No ano seguinte a Hyundai atingiu o total de um milhão de carros produzidos e apresentou um modelo de luxo, o Grandeur. Em 1987lançou-se no mercado dos mini-autocarros e dos caminhões. Em 1989 montou umafábrica destinada a construir motores V6 e no ano seguinte lançou o coupé esportivoScoupe e o luxuoso Sonata.
Em 1991 apresentou o primeiro motor de fabrição própria, nomeado Alpha, para três anos mais tarde lançar outro propulsor, este com o nome de Beta. Ainda em 1994lançou o modelo Accent, com motor Alpha, que viria a ser um grande sucesso de vendas. No entanto, a associação com a Mitsubishi manteve-se e esta marca fornecia motores para os modelos Elantra e Sonata, de maiores dimensões.
Em fase de grande expansão, a Hyundai apresentou em 1996 dois novos modelos, o esportivo Tiburon e o Sonata III, tendo ainda lançado o Dynasty, um carro de luxo.
Entretanto, a crise económica vivida em 1998 levou a que surgissem diversas fusões na Coreia do Sul e a Hyundai comprou a Kia em Novembro desse ano. Isto formou o grupoHyundai Kia Automotive Group. No entanto, sempre manteve diferenças em relação a modelos entre as duas marcas.
A Hyundai foi patrocinadora da Copa do Mundo de 2006 e da Copa do Mundo de 2010.
No ano de 2007 a Hyundai lançou o i30 no salão de Frankfurt.
Existe ainda em Portugal um clube dedicado à Hyundai, Hyundai Clube Portugal. Aqui reúnem-se vários utilizadores desta marca para discussão, ajuda e encontros regionais e nacionais.

]No Brasil

No Brasil, o Grupo Caoa é responsável pela distribuição de todos os veículos da marca em território nacional e pela montagem dos kits CKD do caminhão leve HR e do Tucson emAnápolis, está projetado a montagem do ix35, e será construída mais uma fábrica de caminhões de 7 toneladas também em Anápolis.
A Hyundai, atualmente, é uma das marcas que mais gasta dinheiro em publicidade no país. Só em 2009, foi a 5ª empresa que mais investiu nisso, com cerca de R$ 744,5 milhões em anúncios nas grandes revistasjornais e emissoras de televisão brasileiras, além do patrocínio ao programaGlobo Rural, mantido até hoje.
A montadora pretende construir uma fábrica no Brasil em 2010. O anúncio foi dado pelo vice-chairman da Hyundai, Chung Eui-sun, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, em 16 de outubro de 2009. Em 2008 a montadora havia anunciado que construiria uma fábrica de 600 milhões de dólares no Brasil, mas em janeiro de 2009 o plano foi suspenso devido a queda na demanda de carros causada pela Crise econômica de 2008-2009. A unidade teria capacidade inicial de 100 mil veículos por ano e seria construída em Piracicaba, após acordo com o governo do Estado de São Paulo. A expectativa era que a fábrica começaria a operar no primeiro semestre de 2011. [1]

]Modelos

]Ver também